top of page

Gramado vai mudar? A lei que pode transformar de vez o visual da cidade mais charmosa do Brasil

  • Foto do escritor: Redação Portal Escala Humana
    Redação Portal Escala Humana
  • 28 de out.
  • 3 min de leitura

Gramado é conhecida nacionalmente por sua arquitetura inspirada na Europa, e a paisagem da cidade está prestes a mudar. A grande novidade é a criação de uma Lei Municipal que regulamentará o estilo arquitetônico predominante na região. Vale destacar que essa é uma iniciativa inédita no país.


O projeto está sendo desenvolvido em parceria pela Secretaria de Planejamento da Prefeitura e a PLANTA - Entidade para o Desenvolvimento Imobiliário Sustentável da Serra Gaúcha  e deve impactar prédios e casas que estejam sendo projetados e construídos. A ideia é que essa legislação possa preservar o “DNA arquitetônico” que tornou Gramado um ícone de beleza e harmonia urbana. O Portal Escala Humana te conta mais sobre essa história no artigo a seguir. Confira!





A parceria que deu forma a ideia

Nas últimas décadas, Gramado se tornou famosa e hoje é uma das mais visitadas do Brasil. Além do clima acolhedor, o que mais encanta os turistas na cidade são suas construções inspiradas em vilas europeias. Porém, os grandes investimentos em comércio e entretenimento, além da especulação imobiliária, começaram a ameaçar essa qualidade visual. Para evitar que esse charme se perca com o passar dos anos, empreendedores, engenheiros, arquitetos e construtores se uniram em estudos e debates para a consolidação da chamada Cartilha de Estilo Arquitetônico de Gramado.


Agora, o documento elaborado está sendo utilizado como base para o projeto de lei. Resumidamente, podemos dizer que o objetivo é encontrar um equilíbrio entre tradição e modernidade. A intenção não é limitar projetos, mas realmente garantir que a cidade continue reconhecível e fiel às suas raízes. É como um “manual de como projetar e construir em Gramado”. O resultado esperado é uma harmonização estética e funcional, em total conformidade com o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado.





O que muda na prática com a regulamentação

 

Em Gramado, o turista vai encontrar dezenas de parques temáticos, restaurantes e lojas. Porém, não se pode negar que o maior atrativo da cidade sempre foi a arquitetura, com seus telhados inclinados, beirais de madeira, floreiras coloridas e fachadas revestidas de pedra. Com a demanda imobiliária, vários edifícios surgiram na paisagem, ameaçando descaracterizar essa identidade. É óbvio que todos apreciam esse desenvolvimento urbano, mas é preciso que isso siga uma base de princípios estéticos e culturais.


Eis os oito elementos-chave para garantia da preservação da arquitetura encontrados na Cartilha de Estilo Arquitetônico de Gramado:


  1. Telhado inclinado

  2. Beirais destacados

  3. Cachorros à vista - detalhes estruturais expostos típicos da região

  4. Oitões triangulares primário e secundário

  5. Gaiutas e mansardas - com formatos triangulares e trapezoidais

  6. Revestimentos que usem pedra, tijolo à vista e madeira, em pelo menos 30% da fachada

  7. Sacadas, balcões e floreiras

  8. Paleta de cores neutras e terrosas



Zoneamento urbano


A nova legislação de Gramado também prevê diferentes níveis de exigência por zoneamento. Por exemplo, no centro histórico, onde a arquitetura já é mais consolidada, a preservação será mais rígida. Toda nova reforma ou construção nessa região deve preservar o estilo e a essência locais. Enquanto isso, nos bairros e áreas afastadas, haverá mais flexibilidade para a inovação da arquitetura. Contudo, os novos projetos devem manter algum diálogo visual com o estilo predominante na cidade.


Aliás, empreendimentos que seguirem as diretrizes da Cartilha de Estilo Arquitetônico de Gramado poderão receber benefícios relacionados ao índice construtivo. Isso faz com que a adequação ofereça uma vantagem econômica.




O futuro da arquitetura em Gramado com raízes firmes 


O Projeto de Lei que deve transformar a arquitetura de Gramado aguarda análise da Câmara de Vereadores da cidade. O estudo também deve passar por uma audiência pública para debate com a comunidade. Sendo assim, esse é o momento perfeito para que todos os profissionais, moradores e empresários locais manifestem sua opinião sobre o caso, pois estamos diante da primeira legislação específica de estilo arquitetônico do estado e que deve servir de exemplo para outras cidades turísticas ao redor do Brasil.



A participação da sociedade no debate é essencial para assegurar que a legislação seja transparente, justa e realmente eficaz!


Se aprovada, a nova lei tornará oficial que todo projeto arquitetônico, paisagístico e urbanístico de Gramado precisará se comprometer melhor com o coletivo, a beleza, a história e a identidade local, assim como respeitados e admirados por todos os moradores e visitantes. Esse movimento deve garantir o desenvolvimento ordenado, a valorização do patrimônio cultural existente e a reafirmação da vocação turística do município.




Fontes:


📸 Imagem de capa:


bottom of page