Noite dos Museus 2025: confira os locais participantes
- Redação Portal Escala Humana

- 30 de jul.
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de ago.
A capital gaúcha se prepara para receber a 9ª edição do Noite dos Museus, um dos maiores eventos culturais do Rio Grande do Sul, marcado para o dia 29 de novembro, das 18h à meia-noite. Com entrada gratuita, o projeto volta a transformar Porto Alegre em um grande palco artístico, reunindo 29 espaços culturais abertos ao público em horário alternativo e oferecendo uma intensa programação com shows, espetáculos, performances e intervenções visuais.
Com o tema “A Arte Desperta”, o evento convida a população a redescobrir a cidade, seus museus e sua história, valorizando o patrimônio cultural gaúcho e os artistas locais. A edição deste ano ganha ainda mais força ao integrar espaços atingidos pela enchente de 2024, como a Rua dos Andradas e o Quarto Distrito, reforçando o papel da arte na reconstrução simbólica e afetiva da cidade.
Artistas interessados em participar da programação já podem se inscrever gratuitamente pelos editais abertos no site noitedosmuseus.com.br. São três chamadas públicas: uma para música autoral (instrumental, erudita ou popular), outra para artes cênicas (teatro, dança, circo, saraus, slams e contação de histórias), e uma terceira, inédita, para arte digital urbana, com exibição de obras em painéis espalhados por Porto Alegre por meio da Mostra ARTE OOH, em parceria com a IMOBI.
As inscrições seguem até 31 de agosto para música e artes cênicas, e até 15 de agosto para arte digital. Podem se candidatar pessoas jurídicas, microempreendedores individuais e pessoas físicas com atuação comprovada no setor cultural, residentes no Rio Grande do Sul.

Entre os espaços confirmados para a Noite dos Museus 2025 estão o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, o Centro Cultural da UFRGS, o Instituto Caldeira, o Museu da Cultura Hip Hop RS, o Planetário da UFRGS, o MAPA – Museu de Arte do Paço, a Fundação Ecarta, o Goethe-Institut Porto Alegre, o Palácio Piratini, o Mercado Público, a Galeria de Arte do DMAE, entre muitos outros. Sete instituições participam pela primeira vez, como o Arquivo Público do Estado, o Memorial da Justiça Eleitoral Ministro Teori Albino Zavascki, o Memorial do Legislativo do RS, e o Museu Estadual Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro.
Criado em 2016, o Noite dos Museus nasceu em resposta a um dado do IBGE que apontava que 96% dos brasileiros nunca haviam visitado um museu. Desde então, o evento vem promovendo o acesso à arte e à cultura de forma inovadora, ocupando museus com atrações artísticas em horários pouco convencionais. Mesmo durante a pandemia, em 2020, o projeto seguiu firme, realizando uma edição virtual com transmissão ao vivo. Já em 2024, mesmo após ser adiado devido à enchente, reuniu mais de 208 mil pessoas em sua edição histórica realizada em dezembro.
Em 2025, com financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Noite dos Museus conta com planejamento e produção da Rompecabezas, e é uma realização do Instituto Noite dos Museus, do Ministério da Cultura e do Governo Federal – União e Reconstrução.
Para quem deseja vivenciar a cidade de um jeito diferente, mergulhar no universo dos museus, encontrar arte nas ruas e apoiar os artistas locais, o Noite dos Museus 2025 é o convite ideal. Um verdadeiro despertar cultural, gratuito e para todos.






Comentários