top of page

Cidades coloridas:
a arte de Bruno Schilling

Do grafite ao impacto social, cores que inspiram

Ane Kieling

Arquiteta e Urbanista

Eu vejo Bruno e sua arte! E, por aqui, tento transmitir um pouco daquilo que ele vê e a forma como vejo alguém que deu um significado excepcional a palavra trabalho. 

 

Há tempos que digo que existe um trabalho de viver e um trabalho de sobreviver, para melhor esclarecer: nem sempre o trabalho que paga nossas contas é o mesmo que dá significado a nossa vida. Mas, Bruno elevou isso a um patamar de sonho, ao menos para mim. 


Cada parede colorida onde identificamos um trabalho dele desde os primeiros pilares  na Praça Punta del Este, sob a estação do trem aqui de Novo Hamburgo às enormes paredes do no Rio de Janeiro, nós lembramos dele, pois  as cidades são mais alegres graças a sua influência. 


O que observo na arte de Bruno, seja em nossa cidade, Porto Alegre ou pelas divulgações nas redes sociais, impressionam!  É como se as pinturas do Bruno realizassem o meu sonho de colorir as cidades. E assim, algo que fiz timidamente no meu tempo de arquitetura, ele faz magistralmente, em escalas incomparáveis.  Isso me deixa feliz. 

Bruno é designer gráfico, formado pela universidade Feevale, hábil com o uso de linhas e cores ele foi incentivado desde criança pela família. Através do abstracionismo e da arte cinética está transformando a paisagem urbana. 
Segundo Gregório Cemin, “Bruno transforma a cidade em uma galeria a céu aberto”.


Como a maioria dos grafiteiros, começou a suas intervenções na transgressão e conseguiu transmutar a indignação adolescente em arte democrática e curativa. 
Sua participação no festival Olhe Pra Cima em 2021 trouxe reconhecimento pelo impacto social de suas obras.  Com oficinas em áreas de vulnerabilidade social ou com murais sobre as grandes paredes cinzentas onde seu trabalho aflora, tem tornado a arte urbana curativa aos nossos olhos, afinal é muito melhor ver uma vasta “tela” colorida que uma parede encardida. 


É desafiante começar a escrever para o Portal Escala Humana justamente com alguém que não conheço pessoalmente, nossas vidas apenas se tangenciam, porém, a intenção é justamente essa: Eu vejo você!

 

Aquilo que você faz impacta na minha vida e na vida de outras pessoas. 
E se como afirma Wassily Kandinsky: "A cor é um poder que influencia diretamente a alma" no caso do Bruno ele impacta em grande escala. 


Convido a todos a nos seguirem aqui no Portal Escala Humana e descobrir quem mais eu vejo, quem o olhar tem o poder de impactar a realidade. 


E, não se esquive quando receber meu contato com a frase: Eu vejo você! Quero falar sobre isso...

O que você achou deste artigo?

Galeria Bruno Schilling
Ane Kieling - foto_edited.jpg

Ane Kieling

(CAU A122084)

Ane Kieling é arquiteta de Novo Hamburgo (RS) com mais de 20 anos de experiência, criando espaços que combinam beleza, função e bem-estar. Ao longo da carreira, percebeu que seu olhar poderia ir além da arquitetura: a partir de uma experiência pessoal de saúde, passou a se aprofundar em terapias complementares, como Reiki, astrologia e numerologia. Hoje, Ane une sua experiência profissional à busca pelo despertar da “inteligência espiritual”, ajudando pessoas a encontrar equilíbrio e harmonia em suas vidas e ambientes.

Instagram.png
bottom of page