6 tendências da construção civil reveladas na Construimóveis 2025
- Redação Portal Escala Humana

- 12 de set.
- 3 min de leitura
Atualizado: 15 de set.
Neste mês de setembro, Passo Fundo recebe a edição 2025 da Construimóveis, a maior feira de construção civil e do setor imobiliário do norte gaúcho. E vale destacar a importância dessa exposição, reunindo construtoras, incorporadoras e empresas do setor, oferecendo oportunidades para investidores, profissionais, estudantes e o público em geral. De certo modo, ela serve de vitrine de ideias, negócios e inovações que devem influenciar todo o mercado brasileiro nos próximos anos, entre novos formatos, soluções urbanísticas e muito mais.

Confira, no artigo a seguir, uma amostra das principais tendências para o futuro da construção, reveladas na feira Construimóveis 2025!
1. Diversidade de empreendimentos
Uma das grandes novidades do setor imobiliário para 2025 é o portfólio diversificado, com lançamentos de novos formatos de imóveis residenciais. Isso inclui modelos diferentes de plantas para apartamentos compactos e empreendimentos de alto padrão.
Tem opções para quem busca alternativas acessíveis ou o máximo de luxo em condomínios exclusivos e até temáticos, com foco no público jovem que busca a primeira casa própria. Esse movimento torna a construção civil mais inclusiva, demonstrando a adaptação do mercado às diferentes demandas econômicas e sociais.

2. Experiências arquitetônicas temáticas
Entre os empreendimentos apresentados na Construimóveis 2025 estão aqueles com projetos temáticos — como em tema rock and roll —, que oferecem mais do que uma moradia, entregando experiências únicas. Estamos falando de uma arquitetura conceitual e de design inovador, repleta de referências culturais. E justamente por oferecer uma estética personalizada e única, essa tendência deve ser mais valorizada, atraindo consumidores que buscam algo além do convencional e que se alinhem ao seu estilo de vida.
3. Ampliação da verticalização urbana
Os especialistas de mercado garantem que os investidores buscam hoje propriedades que ofereçam não apenas conforto, mas um design que possa se valorizar com o tempo.
Tomando como exemplo Passo Fundo, importante polo da construção civil no estado, destacamos quanto às propostas de edificações verticais têm se intensificado. O município já soma mais de 7.500 unidades em construção, incluindo apartamentos, kitnets e salas comerciais.
A aposta é de que essa verticalização possa trazer soluções para expansão urbana sustentável, reduzindo a pressão por novos terrenos e otimizando espaços centrais.

4. Tecnologia e apresentação imersiva
Pouca gente sabe, mas o trabalho do arquiteto também envolve o cuidado com a apresentação e entrega dos projetos de construção civil, visando a conquista do potencial cliente ou do potencial comprador.
Os expositores da Construimóveis 2025 foram muito bem planejados para apresentar as últimas inovações em materiais e processos construtivos. Por exemplo, maquetes em maior escala e com acabamentos mais realistas, permitindo um melhor entendimento das propostas. A tecnologia construtiva ganhou destaque nessas miniaturas, revelando soluções modernas e eficientes, incluindo inovações em iluminação e materiais.
5. Sustentabilidade como prioridade
No contexto atual, é plausível que a arquitetura demonstre sua preocupação ambiental e coloque isso como um pilar fundamental nos lançamentos de construção civil. Estamos falando de erguer edifícios de forma mais responsável em termos ambientais e eficiência energética. De fato, essa parece ser a prioridade dos expositores, enfatizando essas questões como um diferencial para valorização dos imóveis no mercado — até porque essa é uma exigência do consumidor moderno.
6. Parcerias público-privadas
Para finalizar a nossa lista, talvez seja interessante comentar sobre o lançamento de programas para a aceleração de aprovações de projetos, como o “Obra Fácil” de Passo Fundo. Na prática, eles facilitam a burocracia, devem impulsionar a geração de empregos no setor de arquitetura e consolidar o setor da construção civil como motor econômico regional. Essa integração cria um ambiente favorável para negócios, atraindo novos investimentos e expansão urbana planejada para o estado.

Considerações finais
Com a instabilidade econômica atual, os arquitetos precisam convencer seus clientes de que a construção civil ainda é um porto seguro para os investimentos, uma das alternativas mais rentáveis que as aplicações financeiras tradicionais. Essa é uma estratégia inteligente para a valorização futura do seu trabalho.
Neste contexto, a Construimóveis se consolida como uma inspiração para o futuro, mostrando que a construção civil está a todo vapor e em plena transformação. Neste ano de 2025, a feira projeta tendências que devem reverberar em todo o Brasil nos próximos anos. E ao ler o artigo do Portal Escala Humana, você passa a dominar essas informações, estando assim um passo à frente na compreensão das novas dinâmicas do setor.
Fique ligado! A feira Construimóveis 2025 acontece até o dia 14 de setembro no Bourbon Shopping, em Passo Fundo, com entrada e estacionamento gratuitos.
Fontes:
📸 Imagem de capa: Imagem meramente ilustrativa gerada em IA de Google Gemini






Comentários