Os 15 LIVROS SECRETOS que TODO arquiteto de sucesso ESCONDE na estante
- Redação Portal Escala Humana

- 14 de out.
- 4 min de leitura
Em um post que tem viralizado nas redes sociais, lemos a seguinte frase: “Lembra de antes da Internet, quando as pessoas achavam que a causa da ignorância era falta de acesso à informação? Pois é, não era isso.”. E essa frase é verdadeira, pois, atualmente, temos muito mais acesso à informação por conta das novas tecnologias. Mas, ao mesmo tempo, as pessoas estão subestimando tanto o que há disponível nos ciberespaços quanto o que há na sua estante de livros.
Sabe qual o maior segredo dos arquitetos influentes e criativos? Eles mantêm um ritual de reciclagem do conhecimento por meio da leitura profunda e constante. Para eles, isso não é um mero passatempo intelectual; é uma necessidade estratégica para manter a relevância, a profundidade e a inovação no seu trabalho.
A faculdade nos dá a base, a técnica, o “como fazer”. Já nos livros, encontramos atualizações e embasamento histórico e conceitual. É na leitura dessas obras que o arquiteto entende as raízes de sua disciplina, mergulha em diferentes estilos e encontra inspiração para projetar novas obras que moldarão o futuro da construção. Além disso, os livros despertam o pensamento crítico, fortalecem a autonomia criativa e permanecem como fontes atemporais de conhecimento.
Como os livros expandem a visão crítica, cultural e criativa do arquiteto
Livros mostram o contexto por trás das obras.
Ajudam a desenvolver pensamento crítico.
Mantêm o arquiteto atualizado.
Trazem mais sensibilidade para entender pessoas.
Renovam e reciclam o conhecimento profissional.
Explicam conceitos complexos de forma acessível.
Conectam com a história e a cultura da arquitetura.
Ampliam a visão sobre cidades e sociedade.
Incentivam a autonomia criativa.
Inspiram novas formas de projetar e usar os espaços.
Quais são os livros essenciais para a estante de todo arquiteto
O Portal Escala Humana preparou uma lista com obras literárias que deveriam fazer parte do acervo de todo arquiteto que busca excelência e reflexão. Confira:
Fundamentos e Teoria Aplicada
Lições de arquitetura (Herman Hertzberger) — Apresenta conceitos fundamentais da profissão de forma aplicada. É um livro que ensina a pensar como arquiteto!
Frases bem construídas (Arthur Casas) — Uma obra que apresenta contemplações acerca da vida, arte e arquitetura, oferecendo um olhar filosófico e inspirador para a prática.
A psicologia das cores (Eva Heller) — Um manual prático e científico sobre as cores identificando como elas influenciam na percepção e nas emoções humanas - conhecimento este que é indispensável para qualquer projeto de arquitetura ou design de interiores.

Lina por Aldo: Afinidades no pensamento dos Arquitetos Lina Bo Bardi e Aldo Van Eyck (Jorn Konijn, Isabel Diegues) — Uma obra que reúne dados de investigação sobre as conexões de pensamento arquitetônico entre esses gigantes da arte.
Modulo 1 & 2 (Charles-Édouard Jeanneret) — Um resumo das conclusões do artista, cujo pseudônimo era Le Corbusier, sobre proporção harmônica e a cultura arquitetônica.

História, Crítica e Design Nacional
Infinito vão: 90 anos de Arquitetura Brasileira (vários autores) — Apresenta nove décadas da produção Nacional moderna e contemporânea, destacando a diversidade de linguagens e contextos.
Arquitetura e design: Sergio Rodrigues (Adélia Borges) — Cita os principais nomes do design nacional destacando a capacidade de unir conforto, identidade e inovação no imobiliário e seu diálogo com a arquitetura.
Móvel moderno no Brasil (Maria Cecília Loschiavo dos Santos) — Um compilado das principais informações levantadas por uma pesquisa aprofundada sobre a história do móvel das suas origens até a produção contemporânea, oferecendo um repertório para quem trabalha com design de interiores.

Rino Levi: Arquitetura e cidade (Renato Anelli) — Uma obra que resume o trabalho de grandes nomes da arquitetura brasileira, dando destaque à sua participação na Escola Paulista.
Eduardo de Almeida: Arquiteto (Alessandra Figueiredo, Cesar Shundi Iwamizu, Helena Ayoub Silva) — Fala sobre a vida e obra do ilustre arquiteto brasileiro, apresentando seus projetos em ordem cronológica.
Zanini de Zanine:
20 a 2022 (Zanini de Zanine) — Apresenta a trajetória do designer e arquiteto contemporâneo, trazendo criações emblemáticas e depoimentos.
Lina Bo Bardi: O que eu queria era ter história (Zeuler R. Lima) — Uma biografia que revela a abordagem política, social e experimental da arquitetura que ajudou a reinventar a linguagem moderna no Brasil.

Urbanismo, Sociedade e Comportamento
Arquitetura no divã: A quarta dimensão do espaço (Shielei Zonis) — Aborda o desenvolvimento da inteligência emocional, uma compreensão necessária para os arquitetos lidarem com clientes e criarem espaços que realmente atendam as necessidades humanas.
A cidade de 15 minutos (Carlos Moreno) — Um guia prático e visionário sobre como a arquitetura pode enfrentar os principais desafios urbanos da atualidade, reorganizando espaços para criar cidades policêntricas, mais sustentáveis, saudáveis e humanas (justas).

Caminhar, parar, hospedar-se (Francesco Careri) — Compartilha reflexões sobre o nomadismo e a hospitalidade, destacando o ato de caminhar como inspiração para novas formas de arquitetura e convívio urbano.
A cidades invisíveis (Italo Calvino) — Um romance que instiga a imaginação do leitor ao lembrar que as cidades são, antes de tudo, construções humanas e narrativas.
Lugares das mulheres (Daniela Pareja Garcia Sarmento) — Uma obra que reúne os principais dados obtidos em uma pesquisa sobre o direito e a participação das mulheres nas cidades frente à desigualdade de gênero, contribuindo para um planejamento urbano mais equitativo.
Estética da Ginga: Arquitetura das favelas (Paola Berenstein Jacques) — Aborda as estruturas e a importância dessas comunidades brasileiras no desenvolvimento da arte, arquitetura e filosofia, oferecendo uma perspectiva sobre as formas não-oficiais de ocupação urbana em toda sua lógica, beleza e complexidade.

Por que os livros são mais do que decoração e se tornam ferramentas de trabalho
Livros são constantemente utilizados como objetos de decoração no design de interiores. Porém, eles não são objetos de decoração, nem instrumento de demonstração de status intelectual, e nem deveriam ficar acumulando poeira nas estantes. Na verdade, são ferramentas poderosas para construir ideias, narrativas, reflexões e inspirações.
Em uma profissão onde a inovação é constantemente demandada, a verdadeira vanguarda começa na página de um livro.
Sem dúvidas, é preciso aprimorar habilidades técnicas e dominar novas tecnologias; só não podemos negligenciar a bagagem cultural e teórica que a leitura nos proporciona. Por isso, abra um livro agora mesmo e renove seu conhecimento!
Fontes:
📸 Imagem de capa:
Imagem meramente ilustrativa gerada em IA de Google Gemini






Comentários